segunda-feira, 7 de julho de 2008

O aborto e a música

Alemanha 1770, época de pouca tecnologia e parcas oportunidades. Nesse já distante momento, uma senhora infeliz, casada e mãe de quatro filhos, vê mais um motivo para chorar:

Sua gravidez do quinto filho. Claro, a primeira coisa que lhe veio a mente foi o aborto, afinal, seu marido estava com sífilis, ela com tuberculose. Seu primeiro filho nascera cego e o segundo morrera; o terceiro nascera surdo e o quarto tuberculoso.

Que destino estava reservado para esse outro? Certamente que nada de bom lhe esperava nesse mundo. Sim, o melhor seria mesmo o aborto. Porém, algo não deixou que ela concretizasse seu intento. E desde então, o mundo deve reverência a essa mãe, pois de seu ventre foi gerado

Ludwig van Beethoven – o maior gênio da música de todos os tempos e um dos mais prolíficos compositores. Dificuldades daquela distante época carente de possibilidades e oportunidades, frustrações como mãe que não conseguia gerar filhos saudáveis, problemas com o marido...

Imagine o que ia naquele coração? Duvidas e temores, medos e incertezas... Aparentemente tudo conspirava contra ela, tivesse menos perseverança e certamente o mundo não conheceria o talento musical de Beethoven naqueles tempos. A mãe, mesmo diante das pessimistas idéias,deixou fluir a gravidez e presenteou o mundo com a sensibilidade musical de seu filho.

Por isso, falemos sobre o aborto: Ao adentrarmos o delicado assunto concernente ao aborto, logo pensamos em suas conseqüências espirituais e morais, contudo, esqueçamos um pouco esses tópicos para que nos atentemos em suas nuances sociológicas.

Sim amigo leitor, o aborto em todas suas questões é um contra senso! Quando fala-se em legalizar o aborto equivale a descomprometer as pessoas perante suas atitudes. Sim, muito mais fácil livrar-se da gravidez do que assumir sua responsabilidade ante a criança que foi gerada.

E as conseqüências para a sociedade certamente são funestas, porquanto:

Contribui para a proliferação da irresponsabilidade. Quem não assume a responsabilidade de um filho gerado certamente não se comprometerá com questões de cidadania. Propaga o sexo sem compromisso, convidando as pessoas a se envolverem em relações superficiais e que não raro, trazem dor, sofrimento e desilusão.

Banaliza a vida, não dando-lhe a devida importância o que muitas vezes pode criar uma cultura animosa e que a longo prazo desembocará em crimes de todas as ordens. Desvaloriza a família, desorganizando os valores e iludindo as criaturas quanto aos reais sentimentos.

E as reações vem em cadeia, desorientando pessoas e deteriorando comportamentos; entravando o progresso e promovendo a desordem. Impondo sanções cada vez mais dolorosas às sociedades que se acostumam em comprometer-se com equívocos advindos de uma visão embaçada pelo egoísmo.

O correto seria “legalizar” a educação! Com educação instala-se a organização. Um ser educado em padrões morais de dignidade arca com a conseqüência de suas atitudes.

Com educação: Ninguém sairá da escola sem saber ler e escrever. Nenhuma criança trocará os bancos escolares pelo trabalho pesado. Crianças não precisaram ser mães de crianças, porque instruídas saberão respeitar cada etapa de sua vida, e se por ventura vierem a se precipitar e queimar fases, respeitarão o sagrado direito a vida que assiste a todos os seres deste planeta.

O aborto é apenas transferência de problema, acréscimo de responsabilidade, cedo ou tarde, se arcará com as conseqüências das atitudes, sejam elas quais forem. Tenho certeza que a história de Beethoven será tema de reflexão para muitos que simpatizam-se com a idéia da legalização do aborto.

Amigo (a) leitor (a), o melhor é deixar a vida fluir e a natureza seguir seu curso.

E certamente ao deixar fluir a vida, ganharemos precioso presente; pode ser que nosso rebento não tenha o talento de um Beethoven, a habilidade esportiva de um Pelé, a visão acurada de um Thomas Jefferson, porém, com certeza nos dedicará o que tem de mais precioso:

Sua atenção, seu amor, sua presença, e uma amizade que se repercutirá pela eternidade afora nos envolvendo em doces vibrações de gratidão.

Pensemos nisso!

BOLETIM INFORMATIVO DA

USE/INTERMUNICIPAL BAURU

Rua Virgílio Malta, 7-60 - Bauru - SP

CEP 17015-220

Fone (014) 3227-0770

e-mail: usebauru@uol.com.br

Site: www.useinterbauru.com.br

Jornalista Responsável

DANIELA BOCHEMBUZO - MTb 26260