segunda-feira, 28 de julho de 2008

Os benefícios do exercício físico



Sempre tive um dia-a-dia muito corrido, sempre trabalhando, estudando, cuidando da casa e de tudo mais, fazendo mil cursos... sempre lembro de mim correndo pra lá e pra cá e isso se tornou normal em minha vida.

Em 2006 fiquei grávida de minha primeira filha, Eduarda e por opção parei de trabalhar para acompanhar de perto o desenvolvimento dela. Minha idéia era voltar quando ela tivesse uns dois aninhos... mas quando a Duda fez 8 meses eu descobri que estava grávida novamente...rs... e por esse pequeno motivo chamado Carolina, tive que adiar meus planos de voltar ao mercado de trabalho e a minha vida de correrias.

Hoje a Dudinha já tem 1 ano e 10 meses e a Carol completou 6 meses dia 25... e eu... eu estou aqui na minha vida de dona de casa e mãe apaixonada !

Não me arrependo nem um pouco dessa minha escolha, adoro participar da vidinha delas em tempo integral e nada me dá maior prazer... mas com duas vezes seguidas de engorda e emagrece eu comecei a sentir os danos do sedentarismo... rs

Engordei quase 20 kilos em cada gestação e nem me reconhecia mais, estava longe de ser a pessoa que era... mas com muita força de vontade e determinação hoje já voltei ao meu peso de antes e posso dizer sem modéstia que estou super bem pra uma mãe de duas filhas tão pequenas..rs

Porém mesmo assim senti a necessidade de fazer algo por meu corpo e esses dias comecei na academia. Não imaginava que exercício pudesse dar um up tão grande na vida da gente. Eu passei a acordar mais cedo, a ter mais disposição para fazer minhas coisas, a me concentrar melhor nas minhas leituras, a comer coisas mais saudáveis e pasmem... até o cigarro estou largando de vez.

Sei lá, acho que quando percebemos os benefícios tudo fica mais fácil de conseguir realizar. Temos mais força de vontade pra fazer o que é certo para o nosso corpo e abandonar o que prejudica nossa saúde.

Por enquanto estou apenas na musculação, mas também estou indo para a dança e a luta e em breve natação também... quero cuidar de meu corpo e manter tudo bem certinho.. afinal tenho duas filhas pra criar...rs

Pra quem acha que isso é exagero, vai aí uma pequena lista de apenas alguns dos benefícios das atividades físicas... e eu garanto que isso é só o começo. O melhor é aqui dentro, onde os reflexos do corpo deixam suas marcas... cabeça mais ativa, pensamentos mais positivos e coração mais leve !

1 – Melhora a circulação do sangue
2 – Melhora a oxigenação das células
3 – É fator decisivo para normalizar a pressão arterial
4 – fortalece os músculos, ossos e ligamentos
5 – aumenta a resistência e evita a fadiga
6 – auxilia a regular o sistema hormonal (ótimo pra nós mulheres)
7 – melhora a capacidade mental e a memória
8 – melhora o sono
9 – retarda o envelhecimento
10 – estimula a produção de endorfina, melhorando o bem estar físico e mental ( viu ! rs)
11 – evita o estresse e a depressão ( viu viu viu ! rs)
12 – ajuda na prevenção e controle de diabetes
13 – reduz dores e cansaço, melhorando a disposição
14 – previne a osteoporose

Olha pessoal, só posso dizer que é a mais pura verdade, estou me sentindo muito melhor e com a cabeça mais leve... os sentimentos bons se afloram e os ruins nem parecem existir...

Aconselho a todos !
Lembrando sempre que um orientador deve sempre acompanhar, pois nem sempre sabemos o que é melhor para nosso corpo. Temos que respeitar nossos limites...

A lista eu peguei do site http://www.academiavida.com.br/artigos_beneficios_da_atividades_fisica.php
pra quem tem dúvidas é um ótimo lugar pra pesquisar.

Beijos a todos e vou indo...
pra academia é lógico. rs

8 comentários:

Du Sayeg disse...

Ola! Estou aqui para retribuir a sua visita em meu blog!Agradeço por ter assinado o feed e vou sempre procurar postar coisas interessantes do nosso dia a dia que facilitem as pessoas e entenderam a medicina de uma forma geral!
Quanto ao exercicio fisico realmente vale a pena e se todos fizessem exercicio e adotassem habitos mais saudaveis com certeza o sitema publico não gastaria tanto com doenças cronicas com hipertensão e diabetes!

Francine Esqueda disse...

Olá, estou passando para conhecer seu espaço e agradecer a simpática visita ao meu cantinho!
Volte quando quiser!
abraços

Johnny Rox disse...

Faltou dizer que melhora a libido.

Johnny Rox disse...

Acho que você gostaria de praticar a Tensegridade, uma espécie de Tai Chi Chuan indígena.

Paula Fernandes disse...

Confesso que nunca tinha ouvido falar... e para aqueles que como eu não fazem a mínima... pesquisei. rs

"Tensegridade é a versão modernizada de alguns movimentos conhecidos como passes mágicos desenvolvidos por índios xamãs que moraram no México em épocas anteriores à Conquista Espanhola.

Épocas anteriores à Conquista Espanhola é um termo usado por Dom Juan, um índio mexicano xamã que apresentou Carlos Castaneda, Carol Tiggs, Florinda Donner-Grau e Taisha Abelar ao mundo cognitivo dos xamãs que viveram no México nos tempos antigos que, segundo Dom Juan, foram de 7000 a 10.000 anos atras.

Dom Juan explicou a seus estudantes que aqueles xamãs descobriram que, através de práticas que ele mesmo não podia penetrar, é possível para os seres humanos perceber a energia diretamente como ela flui no universo. Em outras palavras, segundo Dom Juan, aqueles xamãs diziam que qualquer um de nos pode se livrar por um momento do nosso sistema de transformar o influxo de energia em informação sensorial própria ao tipo de organismo que somos. Os xamãs afirmam que, transformar o influxo de energia em informação sensorial cria um sistema de interpretação que transforma o fluxo de energia do universo no mundo da vida cotidiana que conhecemos.

Dom Juan explicou ainda que uma vez que os xamãs dos tempos antigos estabeleceram a validade da percepção direta de energia, que chamaram visão, eles a refinaram usando-a neles mesmos, isso quer dizer que eles percebiam uns aos outros, sempre que queriam, como um conglomerado de campos energéticos."

http://www.cleargreen.com/mirrors/portuguese/tenseg/questoes.html

Bom... ainda não sei se entendi direitinho...rs... mas seja como for acho mesmo que combino mais com algo menos esotérico... mas vou pesquisar a fundo o assunto !

Paula Fernandes disse...

Confesso que nunca tinha ouvido falar... e para aqueles que como eu não fazem a mínima... pesquisei. rs

"Tensegridade é a versão modernizada de alguns movimentos conhecidos como passes mágicos desenvolvidos por índios xamãs que moraram no México em épocas anteriores à Conquista Espanhola.

Épocas anteriores à Conquista Espanhola é um termo usado por Dom Juan, um índio mexicano xamã que apresentou Carlos Castaneda, Carol Tiggs, Florinda Donner-Grau e Taisha Abelar ao mundo cognitivo dos xamãs que viveram no México nos tempos antigos que, segundo Dom Juan, foram de 7000 a 10.000 anos atras.

Dom Juan explicou a seus estudantes que aqueles xamãs descobriram que, através de práticas que ele mesmo não podia penetrar, é possível para os seres humanos perceber a energia diretamente como ela flui no universo. Em outras palavras, segundo Dom Juan, aqueles xamãs diziam que qualquer um de nos pode se livrar por um momento do nosso sistema de transformar o influxo de energia em informação sensorial própria ao tipo de organismo que somos. Os xamãs afirmam que, transformar o influxo de energia em informação sensorial cria um sistema de interpretação que transforma o fluxo de energia do universo no mundo da vida cotidiana que conhecemos.

Dom Juan explicou ainda que uma vez que os xamãs dos tempos antigos estabeleceram a validade da percepção direta de energia, que chamaram visão, eles a refinaram usando-a neles mesmos, isso quer dizer que eles percebiam uns aos outros, sempre que queriam, como um conglomerado de campos energéticos."

http://www.cleargreen.com/mirrors/portuguese/tenseg/questoes.html

Bom... ainda não sei se entendi direitinho...rs... mas seja como for acho mesmo que combino mais com algo menos esotérico... mas vou pesquisar a fundo o assunto !

Antônio J. Xavier disse...

Mais um estímulo para a minha volta aos exercícios. No ultimo ano eu engordei 10 kgs... to um barrilzinho... hehehe
Mas vc teve dois motivos lindos para relaxar um pouco... muito bem! Agora além de mamãe feliz, vai ser mamãe sarada!
bjinhos

http://vocefazobrasill.com disse...

oiii!!!!
tô precisando de exercícios...rsrsrs
pus seu link em meu blog, também .
Muito sucesso!
e o que mais interessa muita saúde e felicidade!!
Bjs...bye!!